13.º Aniversário da EAB – Como foi!

img_0352-2-copyNo passado sábado, dia 12 de novembro houve comemorações do 13.º aniversário da Escola de Artes da Bairrada. O espetáculo de aniversário, que decorreu no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol em Oliveira do Bairro, pelas 18h00 destacou-se pelo fator surpresa. Começou como um concerto normal, com um grupo de professores da EAB a apresentarem o “Concerto dos Empréstimos Concertados”, conceito criado pelo Prof. Pedro Almeida, que apresenta músicas do reportório erudito que aparecem adaptadas em canções mais recentes no circuito pop/rock comercial. Nesta apresentação, o público teve oportunidade de ouvir ambas as versões e perceber as ligações entre estas duas vertentes da música.

Na segunda parte os encarregados de educação foram convocados ao palco e, atrás da cortina foram ensaiados para apresentarem um pequeno momento musical. Ao abrir da cortina tinham os seus educandos na plateia, ansiosos pela atuação dos pais. Durante o ensaio atuou na cafetaria o Trio Porteño, para os alunos e público que não subiu ao palco. Foram momentos divertidos e envolventes que acabaram com todos a fazerem música, público e plateia.

Seguiu-se um jantar convívio na Residencial Estância, onde o presidente da Direção, Dr. Eleutério Machado, sintetizou o percurso da Escola ao longo dos seus 13 anos de existência e agradeceu as colaborações várias da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, do Ministério da Educação, das Escolas do Ensino Regular que colaboram com a EAB, de várias outras entidades, encarregados de educação, professores e alunos. Em suma, toda uma comunidade que mantém o sonho do ensino com arte vivo nesta Escola.

Falaram ainda o Prof. Bruno Estima e a Mariana Miguéis, respetivamente um professor e uma ex-aluna que estão com a Escola de Artes da Bairrada desde o início da sua atividade e destacaram o ambiente aberto, criativo e empreendedor que se vive no seio da instituição.