Corpo Docente


Direção Pedagógica

Inês Lamela – Direção Pedagógica (Presidente), Piano e Instrumento de Tecla

Nasceu em 1979 na cidade de Esposende. Aos 6 anos, ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, onde prosseguiu estudos até ao final do ensino secundário na classe de piano de Maria de Lourdes Ribeiro.
Em 1997, foi aceite na Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro (área específica de piano), com a classificação máxima na prova de pré-requisitos. Nesta instituição, foi aluna das classes de piano dos professores Vitaly Dotsenko e de Nancy Harper e das classes de piano de António Chagas Rosa e Istvan Matuz.
Durante o seu percurso universitário fez parte integrante de projetos inovadores como Bach2Cage e Vocal Ensemble, projetos aos quais continuou ligada depois de terminar a licenciatura, em 2003.
Entre 2010 e 2011 frequentou o 6º Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música (Porto). Em 2012 é aceite no Master em Leadership na Guildhall School of Music and Drama (Londres). Nesse mesmo ano, ingressou no Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro, desenvolvendo a sua investigação no domínio da Música na Comunidade, com especial interesse na música feita em contexto prisional. Terminou o doutoramento em janeiro de 2017, com a defesa da tese “Reclusão e experiência musical: a prática de piano em contexto prisional”, aprovada por unanimidade, com distinção e louvor.

Integra o corpo docente do Conservatório de Música da Bairrada desde 2007, exercendo funções como professora de piano e de coordenação pedagógica.

Luís Cardoso – Direção Pedagógica, Classes de Conjunto (Improvisação)

luis

www.luiscardoso.pt

Luís Cardoso (1974 – Fermentelos – Águeda).

Compositor, maestro, saxofonista. Mestre e Doutor em Música (composição) pela Universidade de Aveiro, Pós-Graduado em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra e Licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Diretor Pedagógico da Escola de Artes da Bairrada desde 2009 e Diretor Artístico da Orquestra Filarmónica 12 de Abril de Travassô desde 2010. Repetidamente premiado pelos seus trabalhos na área da composição, tem mais de 700 arranjos musicais para diversas formações e mais de 100 obras originais. Grande parte da sua música encontra-se gravada por vários agrupamentos nacionais e internacionais.

Corpo Docente

Alexandre Barros - Expressão Musical

FOTOS_PROFS Alexandre

Iniciou o estudo de Guitarra Clássica no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro e concluiu no conservatório de Coimbra. É licenciado em Professor de Educação Musical do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Coimbra.
Presentemente lecciona na Escola de Artes da Bairrada nas disciplinas de Expressão Musical e Música para Bebés. Exerce ainda as mesmas funções noutras creches e infantários em Coimbra. É professor de guitarra clássica, bandolim e cavaquinho no GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra), no qual acumula funções de coordenador musical. É ainda professor de guitarra clássica na escola “Tone Music”, em Coimbra. Quanto à performance musical, é membro do GEFAC, Tertúlia Bairradina, Quarto Minguante, Remendos e Côdeas e Macadame.

Álvaro Silva - Tuba

Em breve colocaremos foto e nota biográfica, para que nos conheça melhor.

André Granjo - Orquestra de Sopros, Orquestra de Cordas e Coro de Câmara da Bairrada
andre

Iniciou aos sete anos de idade o estudo do clarinete na escola da Banda Filarmónica da Mamarrosa. Concluiu depois a sua formação nos Conservatórios de Música de Aveiro e de Coimbra. É desde 1994 maestro da Orquestra de Câmara da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC), altura em que iniciou o curso de Antropologia na U.C. e, em 1995, fundou a Big-Band Rags da TAUC. Em 2005 terminou o Curso de Mestrado em Direcção de Orquestra, na variante de Orquestra de Sopros, na uid-Nederlandse Hoogeschool fur Muziek em Maastricht (Holanda), onde foi aluno do Maestro Jan Cober. Apresentou-se já como maestro convidado em Espanha, França, Holanda, Inglaterra e EUA tendo dirigido grupos como a Orchestre des Jeunnes du Charantes (França), o Ensemble de Sopros do Royal Northern College of Music, a Banda Sinfónica da P.S.P, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, a Orquestra North Texas Wind Symphony. Trabalha regularmente como orientador de estágios para jovens músicos tanto em Portugal como no estrangeiro. Presentemente prepara o seu doutoramento na Universidade de Coimbra sob orientação dos Professores José Maria Cardoso e Christopher Bochmann e desenvolve trabalho prático de direcção no Royal Northern College of Music, com a colaboração de Mark Heron e Clark Rundell, e com Eugene Migliaro Corporon na North Texas University, onde detém desde Março de 2009 um lugar de “Visiting Scholar” no departamento de Wind Music Studies. É membro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança e docente do Mestrado de Direcção de Orquestra de Sopros nos Institutos Piaget de Almada e Viseu. Enquanto maestro da Banda da União Filarmónica do Troviscal, que dirige desde 2001, venceu já dois concursos internacionais: Melhor banda de Concerto no International Music Festival Purmerade 2002 (Holanda) e o 1º Prémio de bandas até 70 músicos no II Certamen Internacional de Bandes de Música Vila de La Sénia – 2008 (Espanha).

António Bastos - Percussão

Antonio Bastos escreve canções, é compositor, produtor, e professor. Licenciou-se em música pela Universidade de Aveiro. Tem mais de 30 Eps e discos lançados com os nomes Johnwaynes (House, techno) e Antonio Bastos (Fusão da eletronica com o Português) o seu último trabalho ganhou o prémio People’s Choice nos prémios Americanos “International Portuguese Music Awards (IPMA)”. Move-se em terrenos estéticos como o jazz, house, funk, música tradicional portuguesa, techno e clássica, ultrapassando constantemente barreiras de estilo com a sua música. É produtor de bandas sonoras para peças de teatro e documentários, tendo sido convidado a integrar o concurso para a banda sonora do Eurovision Song Contest 2018. É diretor artístico do “Coral Troviscal” e do “Orfeão de Vagos”, fazendo recolhas de música Portuguesa, tanto nas tradições, como de novos autores e compositores da região e nacionais, criando depois arranjos originais para os coros, sempre com o foco nas novas formas de abordagem à música, ao canto, ao movimento cénico despido de preconceito e formas pré definidas.
Tendo editado em labels de prestígio internacional, o seu álbum de estreia “Red Love Blue Love”, levou-o a festivais como o Lisboa Dance Festival ou o Bons Sons, focando-se depois na vertente mais pedagógica do disco ao desenvolver o espetáculo: “A Barbie In The House – António Bastos e a Comunidade” – uma fusão artística contemporânea com comunidades artísticas locais. Em 2020 lançou o seu primeiro original em português, criando sonoridades marcantes com a inclusão da guitarra portuguesa e recentemente editou um disco em parceria com a figura incontornável do jazz, Jacinta, contando com as parcerias de Paulo de Carvalho, Inês Castelo Branco e Mónica Ferraz. Do seu último álbum a música “A Formiga no Carreiro (ft. Paulo de Carvalho) – Jacinta & Antonio Bastos” contou com duas nomeações para os prémios americanos Internacional
Portuguese Music Awards (IPMA) nas categorias “People’s Choice” e “Traditional”, vencendo o 1º prémio “People’s Choice” numa cerimónia na cidade norte-americana de Providence.

Links YouTube https://youtube.com/c/AntonioBastos
Facebook https://www.facebook.com/antoniobastosmusic/
Instagram https://www.instagram.com/antonio__Bastos/
Spotify https://spotify.link/zsOvLJ0c5yb
Ao vivo
Festival Bons Sons: https://youtu.be/8Dj5EAFYPCU
Com comunidades Festival dos Cabelos Brancos: https://youtu.be/1PKoth6cK0I

Bárbara Martins - Dança
barbara

BÁRBARA MARTINS iniciou os estudos em Dança na Escola de Bailado de Aveiro (EBA). Diplomada em Técnica de Dança Clássica pelo método da Imperial Society Teatchers Dancing (I.S.T.D.) e licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança. Na sua formação frequentou vários cursos de dança trabalhando em diferentes estilos e técnicas com professores como Birte Lundwall, Pascale Mosselmens, Patrick Hurde, Sheila O’reilly, Ben Maher, Marc de Graef, Jorge Marin e Maria Luísa Carles. Como bailarina/intérprete participou em espetáculos da EBA e vários projectos de coreógrafos como Peter Michael Dietz, Teresa Ranieri, Ludger Lamers, Jean Paul Buccheri, Vasco Wellenkamp, Benvindo Fonseca, Rui Lopes Graça, Gagik Ismailian, Olga Roriz, Rui Horta, Paulo Ribeiro, Aldara Bizarro, Amélia Bentes e Daniel Cardoso. Leciona Dança Clássica, Contemporânea e Expressão Criativa na Escola de Artes da Bairrada e no Conservatório de Música de Coimbra.

Beatriz Vieira - Canto (Curso Livre)

Em breve colocaremos foto e nota biográfica, para que nos conheça melhor.

Bruno Estima - Bateria, Percussão, Crassh Green Level - Coordenador Pedagógico

brunowww.brunoestima.com

Licenciado em Percussão pela Universidade de Aveiro (UA). Professor de Percussão na Escola de Artes da Bairrada. Membro do Factor E do Serviço Educativo da Casa da Música – Porto onde é formador do A Casa vai a Casa e co-autor de vários workshops, como Postais do Portugal Sonoro, Missão Em-possível, bebé GriGri entre outros. É também colaborador pontual do Serviço Educativo da Culturgest – Lisboa e da Orquestra Filarmonia das Beiras. Mentor do projecto CRASSH, do qual é director artístico tendo o projecto recebido vários prémios nacionais e internacionais. É também fundador e director artístico do Concurso Ibérico de Percussão Tum-pa-tum-pa. Recebeu, entre outros prémios, o de Jovem Criador 2008.

Bruno Rodrigues - Contrabaixo
Bruno Rodrigues ingressou na Escola Profissional de Artes de Mirandela em 1998, onde iniciou contrabaixo com o professor Alexandre Ioff e mais tarde com Alexandre Storojouk. Durante os seis anos que estudou em Mirandela participou em vários estágios de orquestra (Aproarte 1999, 2000 e 2001, e o Estágio da Orquestra de Jovens das Escolas de Música Portuguesas 1998, 1999, 2001e 2002). Em 2002, ingressou na Universidade de Évora na classe do professor Yuri Axenov. Em 2006, foi admitido na Orquestra Filarmonia das Beiras, na categoria de Solista B. Trabalhou em projectos dos mais variados géneros musicais (tocando baixo eléctrico), com Marcelo Johnson (Rock-pop em Brasileiro), gravou o Álbum “Um passo à frente”, com Fadomorse (fusão, jazz, rock, tradicional), gravou o álbum “Entrudo”; com a banda Gnomon gravou o álbum Jardim de Ferro (world music); com o Combo de Jazz da Riff (contrabaixo jazz), foi premiado no concurso da Festa de Jazz Do Teatro São Luís, com uma menção honrosa de melhor combo.

Carla Monteiro - Formação Musical e Coro - Coordenadora Pedagógica
carla

Nasceu na Figueira da Foz, onde estudou piano, no Conservatório de Música David de Sousa. Em 2001 ingressou na Universidade de Aveiro, na Licenciatura em Ensino de Música, variante de Teoria e Formação Musical. Iniciou os seus estudos em canto no ano de 2006 e flauta de bisel em 2007, no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Durante o seu percurso musical fez parte de vários projetos, como vocalista e coralista, sendo atualmente vocalista dos 4POR4, com quem lançou o álbum Frágil em 2010. Lecciona atualmente na Escola de Artes da Bairrada e na Academia de Música de Espinho.

Carolina Maia Reis - Dança

Em breve colocaremos foto e nota biográfica, para que nos conheça melhor.

Catarina Silva - Flauta Transversal
catarina

É Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro desde 2012. Licenciou-se em Música na mesma instituição em 2009 na classe de flauta transversal da professora Angelina Rodrigues. Concluiu em 2012 o VII Curso de Animadores Musicais integrado no Serviço Educativo da Casa da Música. Participou em master-classes orientados por Félix Renggli, Paulo Barros, Ana Maria Ribeiro, Jorge Caryevschi, Philippe Bernold e Pascale Freuvier. Realizou trabalho de orquestra com a Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, Orquestra de Jovens Músicos de Santa Maria da Feira, Orquestra do VII Festival Internacional de Música de Viana do Castelo, Orquestra Filarmonia de Gaia e AERE Symphonic Ensemble. Participou ainda em concertos do 29º Festival de Música de Leiria, no 1º Festival de Flauta Transversal – “Flautamente 2011” e Encontros Internacionais de Música de Guimarães.
Em conjunto com a actividade docente, é membro do projeto “Estórias com música” e realiza concertos regularmente com diversas formações de música de câmara.

Cecília Reis - Violoncelo

Em breve colocaremos foto e nota biográfica, para que nos conheça melhor.

Davide Amaral - Guitarra, GArts - Coordenador Pedagógico

davide

Davide Amaral, natural de Águeda, músico, professor, compositor. Iniciou os seus estudos musicais de forma autodidata tendo ingressado de seguida no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro na classe do professor João Moita. É Licenciado em guitarra pela Universidade de Aveiro em Ensino de Música onde estudou com Paulo Vaz de Carvalho.

Durante o seu percurso realizou vários masterclass com guitarristas de renome como José Diniz, Javier Riba, Jorge Cardoso, Pedro Rodrigues, Ricardo Gallen, Victor Villadangos, Roberto Aussel e Yamandu Costa. Apresentou-se a solo um pouco por todo o país e Espanha. Colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras tendo sido dirigido por Ernst Shelle e António Vassalo Lourenço.

Faz parte dos grupos: Fado Malvado com quem lançou o álbum “Pontos de Passagem” em 2022; Al Jus, duo de guitarras com António Justiça; Amarela com Inês Lamela (voz) e Luís Cardoso (saxofone). É autor do livro “PIMA – 20 peças de iniciação à guitarra” editado pela AVA – Musical Editions; compositor e interprete das bandas sonoras dos livro infantis “Jota Ginja, o quase ninja” e “A misteriosa coleção de bolinhas de cotão do umbigo”.

Atualmente, leciona as disciplinas de guitarra e classes de conjunto no Conservatório de Música da Bairrada e no Conservatório de Música de Águeda.

Fernanda Amorim - Oboé

Nasceu em Arcos de Valdevez em 1981. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC), na classe dos professores Marcus Mincov Barbero e Ricardo Pazo Garcia.

No ano de 1999 ingressa na Universidade de Aveiro no Curso de Licenciatura em Ensino da Música – Oboé, sob a orientação do professor Pedro Ribeiro.

Frequentou vários Cursos de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental, entre os quais com os Professores: Ricardo Lopes, Alex Klein, Thomas Hindermuller, Andreas Wittmann, Hansjorg Schellenberger, Pedro Ribeiro.

Como músico convidado tocou em algumas orquestras como a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, Orquestra Aproarte, Bisyoc, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra Gulbenkian, Banda Sinfónica Portuguesa, trabalhando com os maestros Osvaldo Ferreira, José Pascual Villaplana, Douglas Bostok , Jan Cober, Ernest Schelle, Muay Tang entre muitos outros. Também durante os seus estudos, além de ter colaborado com algumas orquestras, teve alguma atividade camerística em alguns agrupamentos. Participou em alguns concursos e festivais, assim como Festival de Ópera de Óbidos, Festival do Estoril, Festivais de Outono (Aveiro), Concurso de quinteto de Sopros em Marselha, entre outros.

Actualmente leciona na Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian e na Escola de Artes da Bairrada.

Fernando Tona - Guitarra e Acompanhamento à Guitarra

fernando

www.youtube.com/user/FernandoTona

Fernando Tona é Licenciado em Música (performance) e Mestre em Ensino de Música – Guitarra Clássica, pela Universidade de Aveiro.
Músico ecléctico por defeito, tem-se apresentado em público em diversos estilos que vão desde o clássico ao jazz, ou desde o fado até à música ligeira, sendo alguns locais de destaque o Auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (Oliveira do Bairro), Teatro São Pedro (Águeda), Festival Sol da Torreira, Museu Arte Nova (Aveiro), Festival MOB (Oliveira do Bairro), entre outros.
É professor de Guitarra e Música de Câmara na Escola de Artes da Bairrada desde 2010. Regularmente é-lhe solicitado formar parte do júri de importantes concursos internacionais de guitarra inseridos em eventos como o Festival Internacional de Guitarra de Amarante e o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães.

Filipa Cardoso - Piano e Acompanhamento ao Piano

FOTOS_PROFS Filipa

Nasceu em 1986 em Tondela. Estou piano com Jorge Martins, Pedro Ferro e Regina Castro nos conservatórios de Viseu e Aveiro.

Foi laureada no V Concurso Lopes-Graça (2010), no Concurso de Piano da cidade da Guarda (2009) e no Concurso de Jovens Intérpretes das Caldas da Rainha (2010).
Desde 2011 que integra o Trio Ímpar, em conjunto com a violinista Sofia Leandro e o saxofonista André Correia.
Em 2010 concluiu a Licenciatura em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, na classe do professor Fausto Neves, e em 2012 o Mestrado em Música na mesma instituição. Ao abrigo do programa Erasmus, frequentou a Academia de Música Franz Liszt, na classe do professor e pianista Lázlo Baranyay.

Filipe Ricardo Silva - Acordeão

Filipe Ricardo Figueiredo Silva
Licenciatura em ensino de música – Acordeão Diatónico
Pós – graduação em musicoterapia
Mestrado em Análise e técnicas de composição
A frequentar mestrado em Acordeão cromático
Músico fundador do Grupo “Danças Ocultas” e “Trio Porteño”.

Joana Valente - Canto - Coordenadora Pedagógica
joana

Licenciada em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe de Fernanda Correia, concluiu o Mestrado em Performance sobre a obra The Medium, de Maxwell Davies, pela Universidade de Aveiro. É também mestre em Música, vertente vocacional, pela mesma universidade, tendo a sua tese como tema “A respiração na prática da aula de Canto”. É Pós-Graduada em Ópera pelo Ópera Estúdio da ESMAE. Ministra aulas de Canto no Conservatório Regional de Música de Vila Real e na Escola de Artes da Bairrada.

Tem apresentado em recital, com o pianista Nuno Caçote, “Homenagem a Pedro Blanco – A Mazurka e a obra para canto e piano” e “Mar Portuguez” de Rui Soares da Costa.

Colaborou com Clepsidra, nomeadamente, na estreia mundial das obras “ReCanto” de José Luís Borges Coelho, “Voces Hominum” de Gerson de Sousa Batista e “À Toa” de Pedro Dossem no XXXIX Festival International de Música da Póvoa do Varzim. No contexto do projecto “MÁTRIA – Uma Ópera para o Douro”, estreou a obra “Confissões” com música de Fernando Lapa e poema de Eduarda Freitas. Ainda em Música de Câmara, colaborou também com Grupo de Música de Câmara do Porto, Grupo de Música Vocal Contemporânea e Capella Duriensis.

É cantora residente do Coro Casa da Música desde 2009, sob direcção do maestro Paul Hillier

Em Ópera apresentou-se como Enfant em L’Enfant est les sortilèges de Ravel; Feiticeira em Dido and Aeneas de Purcell; Bastien em Bastien und Bastienne e 3ªDama de Die Zauberflöte e Marcelinaem Le Nozze di Figaro de Mozart; António em Irene de Alfredo Keil; Jenny em Die Dreigroschenoper de Kurt Weill. Trabalhou com encenadores como Peter Konwitschny, António Durães, Fernanda Correia, Marcos Barbosa.

Karl Jenkins, Saint-Saëns, Charpentier, Mozart, Bach, Vivaldi, Haendel, Carlos Seixas, António Teixeira, Manuel Cardoso, Carissimi são alguns dos compositores que interpretou enquanto solista no âmbito do Oratório; sob direcção de Laurence Cummings, António Flório, Jonathan Ayerst, Filipe Veríssimo, Mário Mateus, entre outros. Foi ainda solista convidada no grupo Mistério da Cultura.

Joana Nogueira - Violino

Em breve colocaremos foto e nota biográfica, para que nos conheça melhor.

Leonardo Carvalho - Percussão

Em breve colocaremos foto e nota biográfica, para que nos conheça melhor.

Lúcia Lima - Viola d'Arco
lucia

Lúcia Lima é Licenciada em ensino de Música variante de Viola d`arco e também Mestre em Performance pela Universidade de Aveiro. Durante a sua formação realizou vários cursos e master classes de Viola d`arco, Música de Camara e Pedagogia da Aprendizagem; destacando-se os cursos de aperfeiçoamento instrumental de Viola d`arco na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), com o prestigiado violetista Gérard Caussé. No seu percurso académico e profissional integrou varias orquestras, tais como a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Orquestra Sinfónica Sinfonietta (ESMAE (Porto)); Orquestra APROARTE (1º estágio); Orquestra Académica Metropolitana (Lisboa); Orquestra Filarmonia das Beiras (Aveiro), Orquestra do Norte, Orquestra Barroca Casa da Música (Porto), Orquestra de Camara da Maia, entre outras. Na área de investigação, salienta-se o projeto: Lesões por esforço repetitivo, em instrumentistas de cordas friccionadas; parte desta temática apresentada no I Encontro Nacional de Investigação em Música – painel 3a (Casa da Música (Porto)), assim como no International Symposium on Performance Science (Toronto – Canadá (2011)). Atualmente mantem atividade regular em formação de música de camara, é docente na Escola de Artes da Bairrada e no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

Mariana Miguel - Piano (Curso Livre)

Mariana Miguel é pianista, percussionista e artista multidisciplinar. Completou os seus estudos em Música (Piano), na Universidade de Évora, bem como o Mestrado em Performance (Piano), com a professora Ana Telles. Tem desenvolvido e apresentado trabalho onde o piano tem um papel central, numa linguagem experimental, em diálogo com outras artes. Editou o seu primeiro álbum de música improvisada e experimental em 2022 – Piano Oceano. É parte do grupo de percussão criativa CRASSH (WeTumTum), e interessa-se pela interação e colaboração entre pessoas, artistas e públicos. Colabora com a Companhia de Música Teatral em projetos como a Anatomia do Piano (Pianoscópio), o Gamelão de Porcelana e Cristal, e diversos espetáculos, assumindo o papel de facilitadora, performer e criativa. É colaboradora do centro de investigação LAMCI-CESEM da NOVA FCSH, e lecciona no Conservatório de Música da Bairrada.

Mariana Poço - Piano

Em breve colocaremos foto e nota biográfica, para que nos conheça melhor.

Miguel Carvalho - Percussão (Curso Livre)

Em breve colocaremos foto e nota biográfica, para que nos conheça melhor.

Pedro Almeida - História da Cultura e das Artes, Análise e Técnicas de Composição, Improvisação
pedro2

Pedro Almeida (1982-) sempre gostou de música até ao tutano. Começou por ser autodidacta, até estudar piano na Academia de Música de Espinho. Dedicar-se-ia à composição, tanto na Escola Profissional de Música de Espinho como na Universidade de Aveiro, onde concluiu a Licenciatura em Ensino de Música – Composição. Nessa instituição, prepara doutoramento em Etnomusicologia. Como pianista, compositor, cantor e arranjador, tem figurado em projectos variados, entre os quais “Bach2Cage” (concerto multimédia), “Nós Dois, o Jazz e Tudo o Resto” (a dois pianos com Luís Figueiredo), “Bim Bom Duo” (dedicado às sonoridades originais da bossa nova) e outros, em torno da canção não-erudita. Colaborou como arranjador e músico convidado no álbum “Paluí” (2013) de Helena Caspurro. Ainda e sempre, gosta de música até ao tutano.

Pedro Tavares - Trompete e Ensemble de Metais

pedro

Pedro Miguel Pacheco Tavares iniciou os seus estudos Musicais na Banda Filarmónica da Mamarrosa aos 7 anos, com o Sr. Álvaro Ferreira.
Ingressou no Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian de Aveiro sob a orientação do Prof. Jorge Paulo Margaça.
Estudou com o Prof. Fernando Ribeiro entre 2002 e 2006, e da classe do Prof. Jorge Almeida entre 2006 e 2007 na Universidade de Aveiro.
É 1º Trompete da Orquestra Clássica do Centro desde Dezembro de 2009 e 1º reforço na Orquestra Filarmonia das Beiras desde 2002.
Ganhou o “I Concurso de Música Terras de La Salette” em 2006 e o primeiro lugar em 2007.
Frequentou Masterclasses com os professores Fernando Ribeiro, Rex Richardson, Jorge Almeida, John Hagi Hurn, Kevin Wauldron, Stephen Mason.

Rafael Soares - Trombone

Rafael Martins Soares iniciou os seus estudos musicais em 2002, na Escola de Música da Banda Musical de Souto, na classe do Professor Daniel Dias. Em 2005 prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Fornos/Conservatório de Música Terras de Santa Maria na classe do mesmo professor. Em 2008, após a realização de concurso, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, onde permaneceu até ao ano letivo 2010/2011, concluindo o 5º grau, novamente na classe do professor Daniel Dias. Deu continuidade aos estudos nesta mesma escola onde concluiu o 8º grau no ano letivo de 2013/2014.
Em 2014 ingressou na Universidade de Aveiro, na Licenciatura em Música, no Curso de Performance de Trombone, sendo orientado pelo Professor Jarrett Butler. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música, com a classificação final de 17 valores.
Participou em diversas Masterclasses orientadas pelos professores John Eteerbeek, Reinaldo Guerreiro, Nuno Martins, Filipe Alves, Joaquim Oliveira, Zeferino Pinto, Brandt Attema, Gabriel Antão, Hugo Assunção, Thomas Horch, Rui Alves e Francisco Couto. Em 2017 foi ao Festival “Slide Factory” onde assistiu a várias palestras e aulas com vários trombonistas de renome mundial.
Em Música de Câmara já participou e colaborou com várias Orquestras, nomeadamente, a Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra Sinfónica de Jovens de Sta. Mª da Feira, a Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, a Orquestra Sinfónica da Universidade de Aveiro, a Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal, a Orquestra de Jazz da Escola Profissional de Música Espinho e a Orquestra Filarmonia das Beiras. Neste âmbito, trabalhou sob a direção de Pedro Neves, Cesário Costa, Sérgio Alapont, Jean-Marc Burfin, Manuel Silva, Luís Carvalho, Alberto Roque, Paulo Martins, Francesco Belli, Ernst Schelle, entre outros.
Nos Concursos em que participou, conquistou o 1º lugar na Categoria Sénior, no Concurso Terras de La Sallet, em 2017. Neste mesmo concurso, ficou em 2º lugar, na Categoria Júnior, em 2013 e, em 2016, em 3º lugar na Categoria Sénior.
Dinamizou um Masterclasse, em 2020, a convite da Buffet Crampon (França), detentora das marcas Besson, A. Courtois, Melton, B&S e J.Scherzer e outras, em parceria com a loja Cardoso & Conceição. Em 2023 dinamizou o Masterclasse na Academia de Música de Paços de Brandão com os “InSlide Trombone Quartet”.
No âmbito da sua Experiência Pedagógica, atualmente é Professor de Trombone, do ano letivo de 2019 ao presente, no Conservatório de Música e Artes do Dão e no Conservatório de Música Jaime Chavinha. Neste último conservatório, já teve como função a Coordenação do Departamento de Metais. Desde 2020, é também docente no Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada. No ano letivo de 2017/2018 lecionou como Professor Substituto no Conservatório de Música de Coimbra.
No seguimento da experiência profissional no ramo pedagógico, Rafael Soares também leciona (desde 2010 ao presente), nas Escolas de Música: Escola de Música da Banda Musical de Loureiro, na Escola de Música da Banda de Sever do Vouga e na Escola de Música da Banda Marcial Ribeiradiense e na Escola de Música da Banda de Pessegueirense. Já lecionou na Escola de Música Joaquim Guimarães, na Escola de Música da Tuna Musical de Anta, na Escola de Música da Banda Musical de Angeja, Escola de Música da Banda Musical de Arouca.
Atualmente é membro dos “InSlide Trombone Quartet” e da ARMAB (Associação Recreativa Musical Amigos da Branca).

Ricardo Toste - Formação Musical e Órgão

toste

Nascido em 1986, na Terceira, iniciou os seus estudos de órgão com António Duarte. Em 2006, ingressa na Universidade de Aveiro, no curso de Licenciatura em Música sob a orientação de Domingos Peixoto e Edite Rocha. Frequentou masterclasses de órgão com Louis Robilliard, em Aveiro, e com Montserrat Torrent, em Palência, em 2009. É organista da Sé de Angra e colabora frequentemente como organista na Sé de Aveiro. Participou em concertos integrados no Festival Internacional de Lisboa, Ciclo Buxtehude em Aveiro, Obra Integral de Messiaen na Sé de Lisboa e organizou o I Festival de órgão de Angra do Heroísmo em 2010. Actualmente frequenta o mestrado em Formação Musical para o ensino vocacional na Universidade de Aveiro.

Rita Pereira - Saxofone
rita

Rita Pereira (1989) é licenciada em Saxofone pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro. Participou em diversas masterclasses/cursos de aperfeiçoamento técnico de performance instrumental com músicos conceituados: Jean Marie Londeix, Claude Delangle, Arno Bornkamp, Mário Marzi, Jean Yves Fourmeau, António Filipe Belijar, Henk Van Twillert, Fernando Ramos, Gary Smulyan, Ties Mellema, Alfonso Padilha entre outros. Tocou em Orquestra sob a batuta de maestros como José Rafael Pascoal Vilaplana, Vicente Soler Solano, Miguel Sanz Madrid, Miguel Moreno Guna, António Saiote, Francisco Ferreira, Vassalo Lourenço, Pedro Neves, Alberto Roque, Paulo Martins, Cesário Costa, Jan Van Der Roost, Jan Cober e Douglas Bostok. Realizou concertos em vários países colaborando com a Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Filarmonia das Beiras, Vento do Norte, Flux Ensemble, entre outras formações. Apresentou-se a solo com a Sociedade Musical Alvarense, Banda Militar do Porto e Banda da Força Aérea Portuguesa. É membro fundadora de dois grupos distintos de música de câmara, ElleQuartet e FluxEnsemble com quem realiza várias performances distintas. Obteve prémios em vários concursos onde se destacam, em 2006 foi finalista no Prémio Jovens Músicos da RDP – Saxofone nível médio; em 2007 obteve o 1º Prémio no II Concurso “Terras de La Sallete”; em  2007 o 2º Prémio no 2º Concurso Internacional de Saxofone “Victor Santos” em Palmela; em 2008 o 3º Prémio no Concurso “Terras de La Salette”; em 2010 o 1º prémio no Concurso “Terras de La Salette”; em Música de Câmara obteve o 1º prémio no “Concorso per Giovanni Interpreti Cita di Chieri” em 2009. É professora de Saxofone e Música de Câmara na Escola de Artes da Bairrada desde 2010 e no Conservatório de Música de Águeda desde 2016.

Rosalina Barreto - Formação Musical, Coro e Expressão Musical
ROSALINA

É licenciada na área de Teoria e Formação Musical, pela Universidade de Aveiro (UA).
No Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian concluiu o Curso Complementar Supletivo de Piano e frequentou o 2º Ano de Técnica Vocal.
No Museu da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), participou como jovem pianista num ciclo de “Concertos para Jovens” organizado pela APEM (2003).
Frequentou cursos de interpretação pianística e de pedagogia (com Edwin Gordon, Helena Caspurro, …). Na UA, lecionou a componente musical de disciplinas da Licenciatura em Educação de Infância (2007/08).
Orientou sessões e workshops de música para bebés e crianças: CIAQ (Aveiro), Casa da Música (Porto, 2007/2009) e Escola de Artes do Norte Alentejano (Portalegre).
Na EAB é docente e orientadora cooperante de PES (estágio) da UA.

Sérgio Neves - Clarinete, Laboratório Orquestral, Coordenador Pedagógico
sergio

www.sergioneves.eu

Sérgio Neves estudou no Conservatório de Música de Aveiro com o prof. Nelson Aguiar e na ESART com o prof. Carlos Alves, tendo terminado clarinete com 20 valores. Posteriormente estudou com Joan Enric Lluna na Trinity College of Music, onde finalizou o seu mestrado com a distinção “Excellence in Clarinet Studies”. Foi vencedor de vários concursos de clarinete e música de câmara em Inglaterra, Portugal, Espanha e Noruega e apresentou-se ainda em países como Brasil, França, Holanda, Luxemburgo, Irlanda e U.S.A.
Enquanto solista tocou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquesta del Conservatorio Superior de Oviedo “Eduardo Martínez Torner” e Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim com a qual fez a estreia mundial da peça “Ocaso” para clarinete e orquestra de Nuno Figueiredo.
Atualmente desempenha regularmente funções de solista A e B com a orquestra Filarmonia das Beiras, é professor na Universidade de Aveiro, Escola de Artes da Bairrada e Conservatório de Música e Artes do Dão.
Sérgio Neves toca com palhetas Rico e clarinetes Selmer.

Telma Fontes - Saxofone (Curso Livre)

Em breve colocaremos foto e nota biográfica, para que nos conheça melhor.

Telma Gomes - Trompa

Telma Gomes (1995) é licenciada em Música – Trompa pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, na classe dos professores Abel Pereira e Bohdan Sebestik, e mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e Escola Superior de Educação do Porto.

Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola de Música da Banda Alvarense. Ingressou nesse ano no Conservatório de Música de Águeda na classe de trompa dos professores J. Vidal Santos e Ruben Silva, onde concluiu o 4º grau.
Em 2010 foi admitida no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão no Conservatório de Música da Jobra, na classe da professora Ana Duarte.

Participou em diversas masterclasses com Stefan Dohr, Rodolfo Epelde, Thomas Hauschild, Gabriele Amarù, Jeff Nelsen, Jasper de Waal, Arkady Shikloper, Jonathan Luxton, J. Bernardo Silva, Abel Pereira, Hélder Vales, Hélder Carneiro, Ricardo Matosinhos, Nuno Costa, Rodrigo Carreira, entre outros.

Colabora regularmente com Orquestra Gulbenkian, Remix Ensemble Casa da Música, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Neue Philarmonie Munchen, Orquestra Joven Sinfonica de Galicia, Orquestra Sinfonietta ESMAE, entre outras, tendo trabalhado com maestros como Susanna Mälkki, Lorenzo Viotti, Hannu Lintu, Robert Ziegler, Baldur Bronnimann, Olari Elts, Peter Rundel, Alberto Zedda, Ernst Martínez-Isquierdo, Adrian Prabava, Sebastian Perlovwski, Yoel Gamzou, Jan Milosz Zarzycki, Ernst Schelle, Bart Bouckaert, José Eduardo Gomes, António Saiote, Pedro Carneiro e Joana Carneiro.

Venceu o 1º Prémio no Concurso Internacional Terras de La Salette na Categoria Júnior em 2014. Foi semifinalista do concurso Prémio Jovens Músicos (2017) na Categoria Superior. Foi também finalista do Concurso Internacional de Música de Cámara Antón García Abril em Baza, Granada com o Sexteto Ibérico.

Foi membro do ensemble de metais Massive Brass Attack com o fundador e diretor musical Sérgio Carolino. Com este ensemble trabalhou com maestros e solistas como Tuomas Turriago, Paul Terracini, James Thompson, Jeff Nelsen, Tom McCaslin, Nimrod Ron e Daniel Markovich.

Atualmente é docente de trompa no Conservatório de Música de Águeda e na Escola de Artes da Bairrada.

Teresa Raminhos - Piano, Acompanhamento ao Piano

Teresa Raminhos é natural de Coimbra. Iniciou os estudos musicais aos cinco anos, na Escola de Música “Pianola”, em Águeda. Concluiu o Curso de Piano do Conservatório de Música de Aveiro, na classe da Prof. Regina Castro em 2001. Concluiu o Curso de Licenciatura em Ensino de Música (Piano), na Universidade de Aveiro, na Classe do Prof. Álvaro Teixeira Lopes, no ano de 2006. Em 2004 recebeu da Universidade de Aveiro uma Bolsa de Mérito.
Foi participante em Cursos de Piano regidos pelos Professores Álvaro Teixeira Lopes, Jaime Mota, Constantin Sandu, Fausto Neves, Carola Grindea, Adam Wodnicki, Nadia Lasserson, Nancy Lee Harper, Diane Andersen, Jaime Mota, Vitali Dotsenko, Roy Howat, Jorge Moyano, Alberto Portugheis, Luíz de Moura Castro, Pierre Réach, Vitaly Margulis, Niklas Sivelov e Barbara Moser. A nível de Música de Câmara trabalhou com os Professores Chagas Rosa, Fausto Neves, Jaime Mota, Olga Prats e Gwendolyn Watson. Recebeu ainda aulas particulares da Sra. D. Helena Sá e Costa.
É membro do Ensemble Prelúdio, juntamente com a violinista Mara Mendes e a mezzosoprano lírica Maria João Gomes. Fez parte de um grupo denominado Luce D’Oro, dedicado à interpretação de temas pouco divulgados dos séculos XVII e XVIII.
Realizou, em 2005, uma gravação em directo para a Antena 1. Em 2011 realizou dois recitais de canto e piano, na Póvoa do Varzim e na Casa da Música, com a Mezzosoprano Susana Milena, vencedora do Prémio Jovens Músicos 2010. O primeiro foi transmitido em direto para a Antena 2.
Trabalhou durante algum tempo como acompanhadora do Coro de Santa Joana, com quem gravou em CD. Trabalhou com o Orfeão de Barrô de 2006 a 2015, dirigido pelo Maestro Sérgio Brito, como pianista acompanhadora. Fez com este Orfeão vários concertos pelo país e ilhas e gravou um CD em 2009. Foi também pianista acompanhadora do Coro Misto da Cruz Vermelha Portuguesa de Águeda, e do Orfeão do Paraíso Social de Aguada de Baixo.
É membro da EPTA, desde 2001, assistindo regularmente aos Congressos organizados pela mesma.
Atualmente, é Professora de Piano no Conservatório de Música de Águeda e Conservatório de Música da Bairrada.

Não Docentes

Daniela Vasconcelos – Administrativa

Rosa Moreira – Auxiliar

Marisa Freira – Auxiliar

Lucília Ramos – Auxiliar