Investigação sobre projetos do CMB é apresentada ao mundo no Azerbaijão

No próximo dia 18 de julho, no âmbito do Congresso Mundial da International Society of Music Education (ISME), serão apresentados os primeiros resultados do trabalho de investigação no Conservatório de Música da Bairrada (CMB) desenvolvido pela professora Inês Lamela (professora de piano e membro do Conselho Pedagógico do CMB), pelo diretor pedagógico do CMB prof. Luís Cardoso e pelo prof. da Universidade de Aveiro Paulo Maria Rodrigues.

A conferência international da ISME, a maior organização a nível mundial em torno do ensino, da prática e da investigação em Música, é o mais importantes evento nesta área, reunindo centenas de investigadores, educadores e performers de todo o mundo. Realizada de 2 em 2 anos, este ano terá lugar em Baku, capital do Azerbaijão, entre os dias 15 e 20 de julho. Serão 6 dias preenchidos com apresentações orais de trabalhos de investigação, workshops e mesas redondas em torno das mais variadas temáticas, para além de diversos concertos e palestras por personalidades de referência no domínio da investigação em música.

O CMB será o elemento principal da apresentação do trabalho “A bridge over (not so) troubled water”, que descreve os primeiros resultados de duas experiências feitas no CMB nos dois últimos anos letivos em torno de atividades criativas de improvisação e composição, na qual se procura entender os benefícios de aproximar o ensino de música em escolas do ensino artístico especializado a outro tipo de abordagens típicas de um domínio não-formal. Em representação dos 3 investigadores, a prof. Inês Lamela, com o apoio da Universidade de Aveiro, estará presente neste congresso, para fazer a apresentação do trabalho.