A Masterclasse destina-se a alunos, professores, encarregados de educação e demais comunidade da EAB, bem como alunos e professores de outras Acadedmias, Conservatórios, Escolas de Música, Escolas Superiores de Música, entre
outros.
As inscrições têm limite de vagas, podendo os interessados inscrever-se até ao próprio dia.
As modalidades de participação são:
Participante externo: 30€
Participante interno (EAB): 10 €
O pagamento é feito no ato da inscrição; a
inscrição só será válida após pagamento e
comprovativo.
Horário: 9:30 às 18:30 com intervalo para almoço das 13 às 14:30.
Em caso de desistência o montante correspondente à inscrição não será reembolsado.
No final da Masterclasse será entregue um certificado de participação.
………………………………………………………………………………………………….
O movimento guiado pela imaginação
O que é que o movimento nos ensina? Deixar que o corpo nos conte uma história, que comunique. Usando a “imaginação”, somos capazes de reconhecer padrões de movimento, densidades e ritmos, explorando, assim, novas dinâmicas entre o movimento e o imaginário na relação com o espaço e com os outros. Partindo de elementos simples trabalharemos a consciência corporal; a auto-expressão; a confiança no movimento; ritmos e cadências; distâncias; velocidades; continuidade; pausas; persistência; memória física; exploração de níveis (trabalho de chão, planos intermédios e vertical). Exploraremos, igualmente, a interação do movimento e da música; do corpo no espaço; da comunicação a solo e em grupo. Técnicas de relaxamento, de dança criativa e de improvisação teatral serão utilizadas. Nenhuma experiência prévia em dança ou teatro é necessária.
Nota biográfica
Cláudia Marisa é diplomada em Dança, licenciada em Teatro (ESMAE), licenciada em Sociologia (FLUP), mestre em Sociologia (FLUP), e doutorada em Dança pela FMH. Publica regularmente sobre estética e análise de espectáculo. Desde 1989 desenvolve atividade profissional artística como Encenadora, Coreografa e Performer. É Professora Adjunta na Escola Superior da Música, Artes e Espectáculo e investigadora no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.