destaquesNotícias

Dias da Arte ’18 – 15, 16 e 17 de fevereiro

À semelhança de anos anteriores, o Conservatório de Música da Bairrada vai promover atividades alternativas às aulas na semana do Carnaval, dias 15, 16 e 17 de fevereiro, sob o título “Dias da Arte ’18”

Assim, não haverá aulas nos horários regulares e cada aluno deverá frequentar pelo menos uma das atividades propostas (mas pode frequentar várias). Deverá levantar um “passaporte” na secretaria que será assinado por um professor no final de cada atividade. Depois o passaporte deverá ser entregue na semana seguinte, na aula de Formação Musical ou Dança.

Esclarecemos o seguinte:

Desde que haja disponibilidade dos alunos e encarregados, o objetivo é que os alunos tenham contacto com as diferentes artes, por exemplo, os alunos de música frequentarem as atividades de dança ou de teatro. Qualquer aluno pode frequentar qualquer atividade e era bom que houvesse a maior diversidade possível.

As atividades são:

Quinta-feira, dia 15 de fevereiro – Dia da Dança

(TODAS AS ATIVIDADES EM FATO DE TREINO)

  • 15h00-16h15 MEXE-TE! com Bárbara Martins – Exercícios de condição física para exercitar o corpo
  • 16h30-17h45 O MEU CORPO EM MOVIMENTO com Bárbara Martins – Exploração de movimentos baseada em diversos estímulos visuais e auditivos
  • 18h00-20h00 DANÇAS DO MUNDO com Renata Silva – A dança é uma “linguagem universal” com a capacidade de unir gerações, tradições e culturas. Neste workshop vamos dar uma volta pelo Mundo, conhecer novas sonoridades, ritmos e danças. Em circulo ou linha, a pares ou individual, de Israel ou da Irlanda, com ritmos indianos ou holandeses, com 1 pé esquerdo ou 2 ;)…. Vem dançar, partilhar alegria e muitos sorrisos!

Sexta-feira, dia 16 de fevereiro – Dia da Música

  • 15h00-17h00 + Concerto (sessão 1) | 17h30-19h30 + Concerto (sessão 2) LUDOFÓNICA EXPERIMENTAL workshop com Paulo Rodrigues – Ludofónica Experimental é uma denominação genérica para um conjunto de experiências colectivas em que se abordam aspectos musicais (voz e movimento), teatrais e cénicos numa linguagem artística integrada em que se explora: a) o potencial da música no desenvolvimento da interacção social e da comunicação entre pessoas; b) o potencial de estratégias lúdicas na criação de música. Cada sessão terminará com uma pequena apresentação ao público.

(nota importante: Qualquer aluno pode frequentar as duas sessões ou apenas uma delas)

Sábado, dia 17 de fevereiro – Dia do Teatro

  • 10h00-13h00 NO MEU PAÍS MANDO EU! oficina de teatro com Hugo Inácio e Telmo Ferreira – Pensa em tudo o que tu gostas. Depois, pensa em tudo o que tu não gostas. Agora, imagina que podes mudar tudo o que quiseres para fazer deste país um lugar ideal para viveres. Inventarias um idioma novo? Pintavas o céu de outra cor? Proibirias os teus pais de fazerem peixe com batatas cozidas? Pensa bem, porque a responsabilidade é muita. Nunca ninguém disse que mandar num país era fácil. Quanto mais inventá-lo. Este é o ponto de partida para uma oficina de teatro em que os alunos terão a possibilidade de poder inventar um Mundo à sua imagem.De uma maneira lúdica e divertida serão presidentes, deuses ou imperadores de um país onde terão de reinventar as regras, o idioma, e a até a maneira como se relacionam uns com os outros. Serão eles capazes de gerir o seu território e manter as suas fronteiras em paz e harmonia, ou assistiremos aqui ao início da 3ª guerra mundial? Esperemos que não, e se isso acontecer então que seja cheia de imaginação e divertimento. Porque num Mundo reinventado as armas podem até disparar gomas, quem sabe?

Esperamos por todos. Até breve!