destaquesNotícias

Audições de Primavera no Quartel das Artes – 2,3,4,5 de maio 2017.

O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, recebe entre 2 e 5 de maio o espetáculo “Audições de Primavera”, que levará ao palco perto de um milhar de alunos do concelho, com idades entre os 6 e os 10 anos.

O espetáculo tem sido preparado no âmbito da Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de Música do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública concelhia, da responsabilidade da Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e com a Escola de Artes da Bairrada.

O espetáculo, com início marcado – em todos os quatro dias – às 20h30, tem como objetivos proporcionar um momento especial aos alunos do 1.º Ciclo inscritos na AEC de Música do Concelho para aplicarem os conhecimentos musicais que desenvolveram ao longo do ano e apresentarem publicamente, mormente aos seus encarregados de educação e família mais alargada, esse mesmo trabalho e as competências adquiridas de âmbito musical.

Para a Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Elsa Pires, a iniciativa resulta de “uma aposta no desenvolvimento global dos alunos e, no caso da música em particular, na descoberta e potenciação de capacidades musicais e na promoção da literacia musical e interesse por esta forma de expressão artística em idades precoces”. Na opinião da autarca, “a participação dos alunos em projetos artísticos diferenciados tem resultados muito positivos no seu desenvolvimento, que ultrapassam a aprendizagem da música por si só”.

Ainda segundo Elsa Pires, a aposta na Educação e na Cultura tem sido “uma constante nos últimos anos e uma marca diferenciadora do Município de Oliveira do Bairro”. No âmbito cultural, a vereadora destacou o “Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, que festeja este mês o seu 3.º aniversário com o MOB – Festival da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro, que vai decorrer entre 21 e 25 de abril, o Museu de Etnomúsica da Bairrada, também de gestão municipal, e o apoio que tem sido dado à Escola de Artes da Bairrada, instituição de referência no ensino da música e da dança a nível regional e nacional, e a todas as restantes associações concelhias que apostam nas artes como meio de construção cultural e identitária de uma comunidade”.

Ao longo dos quatro dias do espetáculo “Audições de Primavera”, passarão pelo palco do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol perto de um milhar de alunos inscritos na AEC de Música das Escolas Básicas de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Oliveira do Bairro e Vila Verde (dia 2), Oiã Poente e Palhaça (dia 3), Oiã Nascente e Troviscal (dia 4) e Bustos, Oiã e Mamarrosa (dia 5).

retirado do site da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro