destaquesNotíciasWorkshops Masterclasses etc.

Masterclasse de Violino com Roberto Valdés – 31 de março a 2 de abril de 2017

Posted

Masterclasse de Violino com Roberto Valdés – 31 de março a 2 de abril de 2017.

A Masterclasse será interna, para os alunos da EAB, que deverão efetuar inscrições junto da secretaria.

Mais informações nesta FICHA DE INSCRIÇÃO.

Roberto Valdés

Em mais de vinte e cinco anos de atividade pedagógica, foi chefe do departamento de cordas no “Instituto Superior de Artes de Havana” (Cuba), no “Conservatório de Música de Valencia” (Venezuela), professor da Academia Latino-americana de Violín e da Universidade EAFIT (Medellín, Colômbia). Foi convidado para orientar Masterclasses de Mestrado em Violino na Universidade Simón Bolivar em Caracas, no Curso de Verão da “Academia Reina Sofia” (Espanha), no Conservatório de Gent (Bélgica), no Conservatório de Música da Coruña (Espanha), entre muitos outros. Tem dado cursos de aperfeiçoamento profissional na “Universidad de Valencia” (Espanha) e foi convidado pela “String Academy”, nos cursos realizados no Sul de França. Há mais de uma década que é colaborador permanente da “Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela” (FESNOJIV), tendo ao seu cargo a preparação técnica e musical dos integrantes da Orquestra Sinfónica Simón Bolivar. Na sua carreira pedagógica conta com vários alunos premiados em concursos internacionais de violino e viola d ´arco, entre os quais se destacam alguns talentos da atualidade.

Foi concertino e diretor do Conjunto de Câmara de Havana, concertino da Orquestra Sinfónica de Valencia (Venezuela), concertino da Orquestra Sinfónica de Medellín e Diretor musical da Orquestra Filarmónica del Caribe. Tem sido concertino convidado na Temporada de Ópera do Palau de la Música de Valencia (Espanha). Foi diretor musical da Camarata Ensemble da Guarda e da Camarata Ibero-Americana. A sua carreira artística como solista e músico de câmara é reconhecida em países da América e da Europa. Tem realizado, em diferentes ocasiões o ciclo integral das Sonatas de Beethoven e de Brahms. O seu repertório abrange as obras mais importantes do repertório violinístico.

Atualmente reside em Espanha e Portugal. Foi professor e Maestro na Escola Profissional de Arte de Mirandela e no Instituto Jean Piaget. Tem sido júri de vários concursos internacionais de violino. É regularmente convidado para orientar Masterclasses em Portugal e no estrangeiro. Actualmente, lecciona nas universidades de Aveiro e Braga e na Escola Profissional de Musica de Espinho.