Masterclasse de Clarinete com Luís Carvalho – 04 e 05 de março de 2017

Masterclasse de Clarinete com Luís Carvalho – Escola de Artes da Bairrada – 04 e 05 de março de  2017.

− A masterclasse decorrerá na Escola de Artes da Bairrada (Troviscal), nos dias 04 e 05 de março de 2017;
− É destinada a alunos de clarinete do ensino básico, complementar, profissional e superior;
− Modalidades de inscrição:
• Participante, aluno da EAB – 25€; • Participante, aluno externo – 50€; • Ouvinte – 10€
− Prazo de inscrição – 24 fevereiro 2017
− Cada aluno terá duas aulas individuais;
− As vagas como participante (alunos externos) são limitadas (máx. 10). As vagas como Ouvinte são ilimitadas;
− A inscrição só será validada mediante o pagamento da propina e apresentação do respetivo comprovativo. Em caso de desistência, o montante da inscrição não será reembolsado;
− No final da masterclasse será entregue um certificado de participação;
− O horário da masterclasse será divulgado atempadamente via email;

Inscrições online AQUI

Ou através do envio desta Ficha de Inscrição.

LUÍS CARVALHO

Clarinetista, maestro e compositor, Luís Carvalho (n.1974) tem-se distinguido como um dos mais versáteis músicos portugueses da atualidade. Estudou clarinete e composição no Porto com António Saiote e Fernando Lapa, respectivamente, e detém um Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro. Aperfeiçoou-se no estrangeiro com Michel Arrignon, Jacques di Donato e Walter Boyeckens (clarinete), e, em workshops e palestras com Magnus Lindberg e Luis de Pablo (composição). Em Milão, S. Petersburgo e Madrid estuda direcção de orquestra, com Jorma Panula e Jesus López-Cóbos, tendo ainda concluído uma pós-graduação em direcção de música contemporânea com Arturo Tamayo na Universidade de Alacalá de Henares (Madrid). Foi galardoado com o “Prémio do Melhor Aluno do Curso” (1994) da ESMAE (Porto), semifinalista no Concurso Internacional de Clarinete “Dos Hermanas” em Sevilha (Espanha-1995), e ainda vencedor do Prémio de Música de Câmara da Juventude Musical Portuguesa (1995), do “Concurso Helena de Sá e Costa” da ESMAE (1997), e do “Concurso de Interpretação do Estoril” (2001). Integrou a Orquestra Portuguesa da Juventude desde 1991, a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo (França) desde 1996, e a Filarmonia das Beiras (Aveiro) como solistaprincipal entre 1997 e 2007, tendo-se igualmente apresentado em concertos a solo e recitais um pouco por toda a Europa, Norte de África, Médio-Oriente, América do Sul e Ásia. Destacam-se as suas apresentações no EUROCASS-Congresso Europeu de Clarinete e Saxofone (Budapeste-1997), no CLARMEETOPORTO-Congresso Internacional de Clarinete do Porto (1999/2001/2003) e na nova edição ClarMeet.Porto (2015/2016), bem como no ClarinetFest-Congresso Mundial do Clarinete (Porto- 2009), e numa digressão pelo estado do Espírito Santo (Brasil-2013) com a Camerata Nov’Arte, de que é diretor artístico e musical. Dos seus concertos escreveu a crítica que toca «com uma sonoridade redonda e robusta, uma técnica formidável e uma convincente  musicalidade» (James Gillespie in revista The Clarinet), considerando-o ainda «um dos mais completos clarinetistas [portugueses]» (Fernando C. Lapa in Público). Luís Carvalho aparece em mais de uma dúzia de CD’s, quer como clarinetista, maestro ou compositor, e em etiquetas como NUMÉRICA, CASA DA MÚSICA, AFINAUDIO, MOLENAAR ou PUBLIC ART. É docente da Universidade de Aveiro.