destaquesNotícias

Recital de Trompete e Órgão – Covão do Lobo – Como foi!

Posted

toste_pacheco

No passado domingo, 11 de dezembro, a Escola de Artes da Bairrada promoveu um Recital de Trompete e Órgão na Igreja de Covão do Lobo, por Ricardo Toste (órgão) e Pedro Pacheco Tavares (trompete) inserido no ciclo de concertos dominicais dedicado, neste primeiro período, à promoção do património de órgãos de tubos em funcionamento na Bairrada.

O 1.º concerto ocorreu a 9 de outubro no órgão da própria Escola de Artes da Bairrada, no Troviscal em Oliveira do Bairro, o 2.º concerto foi no órgão da igreja dos Covões, do concelho de Cantanhede a 27 de Novembro, finalizando esta etapa agora no Concelho de Vagos, em Covão do Lobo.

Estes concertos diferenciam-se por serem concertos comentados, sendo apresentados os instrumentos e as suas características, além do repertório. O público tem ainda a possibilidade de ver de perto os órgãos e o seu sistema de funcionamento com explicações dadas por conhecedores destes instrumentos.

Todo o evento finalizou com uma prova de espumantes, generosamente oferecidos pela Adega Cooperativa de Cantanhede. Neste concerto em Covão do Lobo deu-se ainda a feliz coincidência de o Padre Paulo Cruz, natural da freguesia e quem reconstruiu o órgão da igreja, festejar o 22.º aniversário da sua ordenação, associando-se os presentes a um pequeno convívio festivo.

Neste ciclo a EAB tem a parceria do Círculo de Cultura Musical da Bairrada e neste concerto a colaboração da Adega Cooperativa de Cantanhede, da paróquia de Covão do Lobo e do Padre Paulo Cruz. O ciclo continuará com concertos ao 2.º domingo de cada mês, portanto, a 8 janeiro haverá uma nova proposta artística.