destaquesNotícias

Recital de Trompete e Órgão – Covões – Como foi!

orgao-de-tubos-js-1

A Igreja Matriz dos Covões encheu na tarde do passado domingo para assistir ao Recital de Trompete e Órgão de Tubos organizado pela Escola de Artes da Bairrada. O evento foi o 2.º de um ciclo que procura divulgar o património de órgãos de tubos em funcionamento na Bairrada. O Órgão do séc. XVIII, recentemente restaurado foi o instrumento escolhido para a apresentação de um recital que contou com dois professores da Escola de Artes da Bairrada: Pedro Pacheco Tavares (trompete) e Ricardo Toste (Órgão de Tubos). Apresentaram repertório da época do órgão, específico para a tipologia ibérica do instrumento. Estes concertos/recitais incluem ainda uma apresentação dos instrumentos e das obras, que permite ao público acompanhar a história e o percurso quer da música quer dos próprios instrumentos.

No final houve a já tradicional prova de espumantes, na Casa Gandaresa onde funciona a associação ARCO dos Covões. Também foi muito concorrida e promotora de um convívio que permitiu, para além de dar a conhecer espumantes da região, aproximar mais os intérpretes do público, e através dos vários presentes, esclarecer dúvidas sobre a música ou sobre o funcionamento e história do órgão.

A Escola de Artes da Bairrada agradece à paróquia dos Covões a disponibilização da Igreja e do instrumento, aos dois intérpretes e às associações ARCO e AACCC dos Covões.

O ciclo segue já no dia 11 de dezembro, pelas 15h00, desta vez na Igreja de Covão do Lobo, num órgão que se presume ser também do séc. XVIII, restaurado em 2009.