2014-2015 – Semana de Abertura – 15 a 19/Set

Semana de AberturaAs atividades da Escola de Artes da Bairrada, para o ano letivo 2014-2015 terão início a 15 de Setembro de 2014.

Na 1.ª Semana não haverá aulas regulares, que serão substituídas por atividades diversas e pelas sessões de marcação de horários.

Os alunos dos cursos oficiais deverão dirigir-se à secretaria, a partir do dia 15 e solicitar um “passaporte”. Deverão frequentar 3 atividades durante a semana. No final de cada atividade, deverão pedir ao(s) professor(es) responsáveis para assinar a presença no passaporte.

O calendário previsto é o seguinte:

Semana de Abertura do Ano Letivo 2014-2015 Versão PDF

SEGUNDA – 15/Set

15h00 – 16h30 | 1º, 2º e 3º ciclo | auditório | Peddy-paper

O peddy-paper musical é uma prova pedestre de orientação para equipas, que consiste num percurso ao qual estão associadas perguntas ou tarefas musicais correspondentes aos diferentes postos e que depois de concluídos dão acesso ao restante percurso.

Ricardo Toste, Rosalina Barreto, Carla Monteiro

17h00 – 18h30 | dos 6 aos 12 anos | auditório | Brincadeiras e Travessuras ao Piano

Exploração das potencialidades do piano enquanto instrumento acessível a qualquer criança, por exemplo, aprender a cantar simples melodias com acompanhamento de piano, tocar músicas simples ao piano (através da imitação simples do professor, sem partitura) e exploração de efeitos (clusters, pedais, interior do piano, etc);

Filipa Cardoso

17h00 – 18h30 | Secundário | sala 1 | Filme comentado sobre a vida  e obra de Arnold Schönberg

Exibição de um documentário com comentários do professor Pedro Almeida sobre a vida e obra de Arnold Schönberg

Pedro Almeida

18h30 – 20h30 | 3º ciclo  secundário | sala 9 | Cacofonia Concertante (TRAZER INSTRUMENTOS)

Música de conjunto de abordagem multicultural com o propósito de estimular e sensibilizar os alunos a novos conteúdos, perspectivas, conceitos e estilos musicais.

Filipe Ricardo Silva

19h00 – 19h45 | 2º e 3º ciclo | sala 1 | O maestro

Introdução à técnica de direção: compassos simples, compostos e mistos.

Sérgio Neves

TERÇA – 16/Set

15h15 – 16h00 | 3.º Ciclo e Secundário | sala 1 | A guitarra como instrumento harmónico (TRAZER INSTRUMENTOS)

Paralelismo entre os conhecimentos teóricos adquiridos na  Formação Musical e a guitarra.

Fernando Tona

16h00 – 17h30 | 1º, 2º e 3º ciclo | Auditório | Oficina de Construção de Instrumentos

Aprender a construir e criar de instrumentos através do uso de materiais no fim de vida útil (material: tesoura, garrafões de 5l vazios e/ou garrafas de agua vazias de qualquer tamanho e/ou latas de refrigerantes e/ou caricas…)

Bruno Estima

17h30 – 19h00 | 1º, 2º e 3º ciclo | auditório | Peddy-paper

Ricardo Toste, Rosalina Barreto, Carla Monteiro

19h00 – 20h00 | 1º, 2º e 3º ciclo | sala 1 | O saxofone e a sua evolução  construtiva e performativa

O objetivo da atividade é demonstrar ao público-alvo o surgimento do saxofone, a sua construção e a evolução dos saxofones selmer paris, a construção da boquilha e fabrico de palhetas, a família dos saxofones e por fim a visualização de um concerto dos fiveSax.

Rita Pereira

QUARTA – 17/Set

17h30 em diante | para todos os alunos com aulas de turma, à exceção do ensino articulado (os alunos de articulado a partir do 3.º grau deverão fazer a inscrição nas classes de conjunto instrumentais, caso contrário serão automaticamente admitidos em Coro)  | MARCAÇÃO DE HORÁRIOS DE TURMA

Instruções:

1 – Estarão afixadas as propostas de horários de turmas da EAB (Formação Musical, Classes de Conjunto, Dança, Análise e Técnicas de Composição, História da Cultura e das Artes)

2 – A partir das 17h00 serão fornecidas senhas para a ordem de atendimento.

3 – No AUDITÓRIO haverá mesas de atendimento separadas para quem concorda com a proposta afixada e para quem não concorda.

4 – Será fornecida, para cada aluno, uma folha com o horário final das aulas de turma, sem a qual não será possível marcar as aulas de instrumento.

QUINTA – 18/Set

17h30 em diante | todos os alunos com aulas de instrumento, à exceção do ensino articulado | MARCAÇÃO DE HORÁRIOS DE INSTRUMENTO

Instruções:

1 – Estarão afixadas as salas para cada um dos instrumentos, onde estarão os respetivos professores.

2 – Deverão estar todos os alunos de cada instrumento (ou quem os substitua), para se poderem fazer os emparelhamentos.

3 – A ordem de prioridade será: Alunos com matrícula mais antiga; Melhor nota no ano anterior; Ordem alfabética.

4 – Será necessário apresentar o horário das aulas de turma.

SEXTA – 19/Set

16h30 – 18h00 |  2º e 3º ciclo e secundário | auditório | Grandes Pianistas e Grandes Obras para Piano

Mostrar gravações e vídeos de obras significativas do repertório para piano interpretadas por intérpretes de referência; enquadrar todas as obras no contexto musical estilístico e histórico; diálogo entre professor e alunos, formulação de perguntas relacionadas com as obras, etc.

Filipa Cardoso

16h30 – 18h00 | 1º, 2º e 3º ciclo | sala 1 | Peddy-paper

Ricardo Toste, Rosalina Barreto, Carla Monteiro

18h00 – 19h30 | idade mínima de 8 anos | sala 16 | Workshop de coreografia criativa